Informações sobre sarampo, causas, sintomas, prevenção e tratamento do sarampo, identificando os tipos de problemas provocados pelo sarampo.


O que é o sarampo

O sarampo é uma Infecção viral facilmente transmitida de pessoa para pessoa, e, também é extremamente contagioso, sendo muito comum na infância.
O sarampo é uma doença parecida com a catapora, pois também faz surgir bolinhas vermelhas pelo corpo, para além de causar coceira. Numa fase inicial, a criança tem febre, e tosse e fica com os olhos inchados e irritados em lugares muito iluminados, podendo surgir pequenas ínguas no pescoço. Com o passar das primeiras 24 horas, os sintomas vão piorando com o desânimo e surgem diversas pintinhas vermelhas pela pele da cabeça para os pés. Estas pintinhas ficam por um período de cinco a seis dias, nos quais a criança passa para a fase de convalescença em que as manchas tornam-se escuras e começam a descamar. O sarampo deve ser tratado com muito cuidado e com acompanhamento médico, pois podem surgir complicações tais como: pneumonias, encefalites, otites, diarréias e outras. A principal medida de prevenção do sarampo é a Vacinação. Esta deve ser aplicada numa dose de vacina anti-sarampo a partir dos nove meses e dose adicional a partir dos 12 meses, juntamente com o reforço da tríplice bacteriana (DTP) e da Sabin ou com a tríplice viral (sarampo. rubéola, caxumba – MMR).
O único tratamento para esta doença é repouso absoluto, e medicação prescrita pelo médico para alívio dos sintomas. O sarampo pode facilitar infecções bacterianas e deverão ser tratadas com antibióticos adequados para o tipo da infecção ocorrida. O sarampo é uma doença que dura até duas semanas.



ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL