Informações sobre sarampo, causas, sintomas, prevenção e tratamento do sarampo, identificando os tipos de problemas provocados pelo sarampo.


Sarampo é uma doença viral aguda

O sarampo é uma doença viral aguda causada por um Morbillivirus da família paramixovírus. A fase prodrómica é caracterizada pelo aparecimento de febre, mal-estar, coriza, conjuntivite e tosse. A erupção é eritematosa e maculopapular, começando pela cabeça e espalhando-se para o tronco e membros num espaço de tempo de três a quatro dias. As manchas de Koplik (que designa pequenos pontos vermelhos com centros azulados-esbranquicados) podem aparecer nas membranas mucosas da boca, um a dois dias antes da erupção aparecer e podem ser vistas por mais um ou dois dias depois. 
O sarampo é transmitido por via aérea ou gotículas. Os indivíduos são contagiosos desde o início do período prodromal (quando o primeiro sintoma aparece) até quatro dias após o aparecimento de erupção. É uma das doenças infecciosas mais altamente transmissíveis. O período de incubação é de cerca de 10 dias (variando entre 7 e 18 dias), e mais dois a quatro dias antes da erupção aparecer. 
As seguintes características são fortemente sugestivas de sarampo: 
● Erupção por pelo menos três dias;
● Febre durante pelo menos um dia;
● Pelo menos uma das seguintes condições, tosse, coriza ou conjuntivite.

A confirmação laboratorial de casos suspeitos é necessária. 
As complicações mais comuns da infecção por sarampo são otite média (7 a 9% dos casos), pneumonia (1 a 6%), diarreia (8%) e convulsões (um em 200). Outras complicações, mais raras incluem encefalite (taxa global de uma em cada 1000 casos de sarampo) e panencefalite esclorosante subaguda. A morte ocorre em um de 5000 casos no Reino Unido. O índice de letalidade por sarampo é relacionado à idade e é rico em crianças menores de um ano de idade, mas baixa em crianças de um a nove anos, e sobe novamente em adolescentes e adultos. As complicações são mais comuns e mais graves em crianças doentes mal nutridas e/ou cronicamente doentes, incluindo aquelas que são imunossuprimidas.