Informações sobre sarampo, causas, sintomas, prevenção e tratamento do sarampo, identificando os tipos de problemas provocados pelo sarampo.


Como pode prevenir o sarampo

A vacina contra o sarampo é geralmente dada em triplice viral, chamada de MMR, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Há agora muitos menos casos destas três doenças porque as crianças recebem a vacina MMR. Proteja os seus filhos, vacinados-os quando têm entre 12 e 15 meses de idade, e novamente quando eles estão prestes a entrar no infantário.
Alguns profissionais de saúde e todas as crianças que frequentem o infantário ou mais velhas precisam de tomar duas doses da vacina MMR para que possam entrar na escola. Crianças em creche e pré-escola precisam de 1 dose de MMR e trabalhadores da área da puericultura também precisam de ter 1 ou 2 doses de vacina contra o sarampo, que depende da sua idade e de outros fatores. Um exame de sangue que comprove imunidade também pode ser usado para cumprir este requisito para todos os grupos. 
Adultos devem ter, pelo menos, uma dose de MMR. 
As pessoas de grupos de alto risco, como os profissionais de saúde (pagos, não pagos e voluntários), os estudantes de ciências da saúde e viajantes internacionais devem ter 2 doses de MMR, independentemente do ano de nascimento.
Mulheres que planejam ter filhos e não são imunes devem receber MMR pelo menos 4 semanas antes de engravidar. Se você tiver sido exposto a alguém contagiado com sarampo, fale com o seu médico ou enfermeiro imediatamente para ver se você precisa de uma vacinação. Se você receber a vacina em menos de 3 dias depois de ser exposto ao sarampo, esta vai ajudar a proteger contra o sarampo. As pessoas que não podem ser vacinados, podem ser tratadas com imunoglobulina (anticorpos Ig) até 6 dias após a exposição. Esta pode não prevenir o sarampo, mas torna a doença mais branda. Pessoas com sarampo devem ser mantidas longe de pessoas que não são imunes até que estejam recuperadas. Qualquer pessoa que contraia sarampo deve ser isolada por 4 dias após o aparecimento da erupção. Isso significa que elas devem ser mantidas longe de locais públicos, como creches, escola e trabalho.