Informações sobre sarampo, causas, sintomas, prevenção e tratamento do sarampo, identificando os tipos de problemas provocados pelo sarampo.


Epidemiologia do Sarampo

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, caracterizada por febre, mal-estar, erupção cutânea, tosse, coriza e conjuntivite. O sarampo tem sido alvo de erradicação, dada a característica biológica favorável a que os seres humanos sejam o único reservatório. no entanto, devido a fatores sociais e políticos e devido à alta transmissibilidade, a eliminação foi alcançado em muito poucas áreas do mundo.

Epidemiologia do sarampo

O sarampo ocorre em todo o mundo. Os esforços de controle alteraram substancialmente a distribuição global. A incidência do sarampo diminuiu substancialmente em regiões onde foi instituída a vacinação, e, como resultado, o sarampo ocorre predominantemente em áreas com baixas taxas de vacinação, particularmente nos países em desenvolvimento.

Durante a era pré-vacina, mais de 90 por cento das crianças adquiriu o sarampo por volta dos 15 anos. Após a implementação da vacinação infantil de rotina nos Estados Unidos aos 12 anos para 15 meses, a idade de pico de incidência do sarampo durante as epidemias nos Estados Unidos mudou para idades inferiores a 12 meses. Esta susceptibilidade aproxima o momento em que os anticorpos maternos transplacentariamente adquiridos não estão presentes se a mãe tiver imunidade induzida pela vacina.

Em todo o mundo, o sarampo é uma importante causa de morbidade e mortalidade. Estimativas de incidência precisas são difíceis de obter por causa de sistemas de vigilância heterogêneos. Antes da introdução da vacina contra o sarampo, ocorreram mais de dois milhões de mortes por ano, a maioria em crianças com idade inferior a 5 anos de idade.
Disponibilidade de vacinação contra o sarampo que se iniciou na década de 1960 foram imediatamente impactadas na incidência da doença e mortalidade. As taxas de vacinação variam em todo o mundo, em 2013 havia uma estimativa de 145,700 mortes relatados, principalmente nos países em desenvolvimento. O sarampo é a quinta causa mais comum de morte em crianças com idade inferior a 5 anos de idade.